sábado, 15 de novembro de 2008

14 DIAS DE ANGÚSTIA, MEDO E CHORO

"O (d)Eficiente que não luta, não vence. O (d)Eficiente que não vence, é um derrotado. Portanto, lute para realizar seus sonhos, ser feliz, e... ser um vencedor” (Luís Fernando Ferreira)

Enquanto as células que estavam em desenvolvimento dentro da estufa, são transferidas para o útero da futura mamãe (é como todas se sentem neste momento), começa a pior fase de uma FIV (Fertilização In Vitro) para toda mulher recém fertilizada; afinal, são 14 dias de angústia, medo, e para muitas, de choro irreversível (com o resultado negativo de gravidez, ao término desses 14 dias).

Nesta fase (que é terrível), estávamos irradiantes, angustiados, e, temerosos. Nada poderia dar errado neste momento de repouso da Maria (minha esposa).

Finalmente chega o 9º dia de repouso absoluto (era sábado dia 14 de junho 2008), onde, estávamos bem tranqüilos com o decorrer do andar da carruagem, quando Maria (minha esposa) se levanta da cama para ir ao banheiro urinar, pára do meu lado para mostrar a barriga (eu dou um beijinho sobre o umbigo dela), que, parecia estar diferente (crescendo), quando ela sentiu um escape (sangramento descendo pela vagina) repentino e rápido, seguido de um ataque... uma crise de choro intenso, que me deixou desapontado, sem saber como proceder (o que dizer nessa hora?); mas, com jeitinho, consegui fazer com que ela contivesse às lágrimas, com a possível desculpa de que se fosse apenas um bebê (embrião) descolando no seu útero, ela poderia perder os outros bebês (embriões) se continuasse o choro. Aí, ela parou de chorar. Graças a DEUS!...

Sentada no vaso sanitário, ainda chorosa e desnorteada, ela vai enxugando a sua parte íntima com o papel higiênico, que, saia vermelhinho de sangue. Notava-se visivelmente o desespero, tristeza e pânico estampado no rosto da minha esposa, afinal, a possibilidade do nosso sonho ter ido por água abaixo, era grande.

Nesse momento, a 1ª coisa que nos veio à cabeça, foi num princípio de aborto espontâneo!... Meu DEUS!!!... (Mas não queríamos pensar nisso; e, fui pesquisar a internet, onde, fui me tranqüilizando com o que lia, pois, tudo indicaria que a minha esposa estava passando por um processo de NIDAÇÃO, ou não?... Sei lá!...)

Será que já seria a bendita monstra (menstruação) dando sinal?

Li alguns artigos sobre essas possíveis borras de café, e outras borras de sangue de coloração marrom escuro (foi mais ou menos como o caso da Maria (minha esposa)... com pouca intensidade; só que, o sangramento dela era bem avermelhado... tipo sangue vivo, e não marrom escuro como de costume), que, geralmente poderiam ocorrer entre o 8º a 10º dia após uma FIV (Fertilização In Vitro), e que poderia ser acarretado pela falta de progesterona no organismo da mulher. Sendo assim, o Drº Edinho ao detectar (ou suspeitar) dessa possível anomalia, aumentou à dose dos medicamentos, o que fez com que de imediato esse sangramento cessasse (só saiu uma única vez... + ou - uma colher de sopa).

A Maria (minha esposa), nessa época, vinha tomando 2 comprimidos de progesterona de 400mg 3x ao dia (num total de 1.200mg/dia), e o Drº Edinho mandou com que aumentasse essa dose, ou seja, fosse acrescentado mais um comprimido de 200mg de progesterona à dosagem de costume, só que, ingerido em apenas uma só das dosagens 3x ao dia (totalizando 1.400mg/dia), pois, esse procedimento deveria suprir essa (possível) falta de progesterona (caso fosse esse o problema), o que estancaria o sangramento. Como estávamos atônicos e desesperados, ao invés de acrescentarmos só 200mg de progesterona à dosagem anterior (apenas 1x/dia), aumentamos distraidamente para 600mg (200mg em cada vez que ela tomava, das 3x ao dia), atingindo um total de 1.800mg/dia. Ainda bem que não fez mal!... Risos.

Finalizando, o negócio era ter paciência e esperar.

Só saberíamos mesmo se o que a Maria (minha esposa) havia passado era uma NIDAÇÃO ou não, após o feitio do exame BETA HCG QUANTITATIVO, que, deveria ser dentro de 5 dias (no 14º após a transferência do embriões), e, teria que dar POSITIVO.

E deu POSITIVÃO, como você já leu pela postagem abaixo.

Por hoje é só.

Abraços;

Luís Fernando e Maria.

14 comentários:

Unknown disse...

querido amigo Deus sempre estara com vcs
bjos se cuide familia abencoada

Anônimo disse...

O Dr. Edinho a que se refere é o Edilberto Araújo de S.J.Rio Preto?
Ele é meu médico estou realizando o procedimento pela 2º vez, e dessa vez espero q seja diferente já está sendo, estou no 7º dia e realmente o tempo parece andar para trás nesse período, sejam mto felizes e em breve estarei aqui para trazer-lhes notícias maravilhosas qto as suas, super bju!!!

kel disse...

Eu tive hoje uma cor escura saindo na progesterona..meu Deus estou no 9º dia...estou desesperada...já tomo 1400 de progesterona...o que fazer....espero ter a mesma sorte que vcs ...e de positivo no dia 24/06

Melissa Azevedo disse...

Bom dia, me chamo Melissa, estou na 3 FIV, hj estou no 7 dia pos transferencia de 3 blastocistos, venho tenho colicas fortes, hj com uma melhora, ha 2 dias tive um sangramento pouca quantidade rosado, parecendo agua de carne, nossa!!! desabei, achei q ja era meu ciclo iniciando, foi assustador,nao me contive, chorei demais, meu marido e medico, ficou mais tranquilo pq ele achava q era pouco poderia ser a nidaçao acontecendo, liguei imediamente para meu medico, ele me pediu repouso e que eu ficasse tranquila, por que se fosse como eu estava dizendo 60% das mulheres sangram o que eles consideram sangramento da nidaçao, logo cessou o sangramednto porem as colicas continuaram, ele pediu so para tomar buscopan, enfim dia 2 fazem 9 dias pos transferencia, ele ja q que eu faça o Beta HCG quantitativo...orem por mim, tenho 31 anos, sonho em ser mae, tenho uma historia pregressa de 2 gravidez tubaria, e essa e minha 3 FIV...seria um sonho ser mae...:(

Ilara disse...

Nossa, ler seu post me deu um tanto que mais serenidade hoje,...está acontecendo a mesma coisa comigo...hoje é o décimo dia depois da transferência dos embriões, e ontem vinha descendo uns filetes de cor escura, mas agora pela tarde veio sangue mesmo, fiquei desesperada...liguei pra médica e ela mandou tomar três comprimidos nde estrofen ao invés de dois...tenho que esperar até segunda pra fazer o bhcg...tava tã angustiada e chorosa, mas ao ler seu post me deu um pouquinho de esperança... vamos ver!! abraço

Anônimo disse...

Oi sou Sabrina e estou fazendo fiv no momento. Estou no nono dia pos implantação dos embrioes e com sangramento discreto e cólicas... Muito triste. Queria saber como foi o resultado da sua terceira FIV... Abraço, Sabrina

Anônimo disse...

boa noite sou nova por aqui,bom hoje e o meu 12 dia apos atransferencia,mas nono dia saiu uma borra bem escura e no 11 e no 12 so sangue,por favor me de uma luz obrigada desde ja

Artes da Fá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

nossa, que história linda! Estou no 11º dia após transferencia e comecei a sangrar um pouquinho, estou muito triste, mas esperando em Deus.Amanhã faço o Beta.Transferi 3 embriões, mas no dia a médica disse q não eram de boa qualidade, estou a 11 dias de pura aflição.Qual era a qualidade dos da Maria?

Anali. disse...

Fiz minha fiv dia 09 de maio, no décimo dia comecei a ter um fluxo médio de sangue, amanhã dia 22 faço o beta, estou muito triste e angustiada. :(

Unknown disse...

LÉIA FREIRE 35 anos...Tenho uma filha de 14 anos e não consegui mais engravidar, pois a quantidade de espermatozoides do meu esposo havia diminuido...fiz uma transferência de 2 embriões dia 14/05/13, após 10 dias fiz o 1o. beta deu 140 positivo fiquei super alegre,2 dias após comecei a sangrar fiquei preocupada e liguei para o meu médico ele pediu pra manter a medicação que havia passado e repouso absoluto pois era a nidação, pediu também para repetir o beta no dia 27/05 deu 886,00 ótimo resultado poderia ser gêmeos, continuei sangrando, fiz o 3o. beta no dia 29/05 o resultado foi 1097,00 fiquei um pouco triste pois o resultado não foi satisfatório, continuei sangrando sem cólicas, fiz 0 4o. beta no dia 01/06 e deu 1339,00 fiquei triste pois não tava evoluindo o necessário e continuava sangrando, estava desesperada chorando pois quando ia ao banheiro asvezes sangrava já fazia 9 dias de sangramento aguado moderado, pedia sempre pra Deus me ajudar então eu me desesperei chorando entreguei nas mãos de Deus e disse pra ele fazer a vontade dele, fiz 0 5o. beta hj dia 04/06 e aconteceu um milagre deu 1886,00 Deus me ouviu a transvaginal deu normal tem um saquinho gestacional e o sangramento tá dentro do normal pois a nidação pode está demorando, tudo está bem graças a Deus. Não percam as esperanças Confia e entrega a Deus. Beijos boa sorte a todas!

Anônimo disse...

me emocionei com sua historia, felicides nessa nova fase, estou no sétimo dia após transferência, aguardando muito ansiosa.

Unknown disse...

Josy Azulay, 39 anos, 3 filhos naturais e 1 adotada. Eu transferir 3 embriões no dia 02/07 e sentir cólicas no 2º dia e muita cólica no 9º dia fiquei desanimada,dia 14/07 fiz o beta e deu 205 positivo, mas continuo com cólicas meu medico diz que é normal e continuo o ultrogestan.

Anônimo disse...

Dayana 34 anos fiz o fiv no dia 09/11/2013, no dia 21 começei a sangrar uma borra de cafe, no dia 22 era o dia do beta mas o resultado deu nao detectavel sem nenhum numero continuei sangrando a tal borra de cafe, liguei para o medico e ele pediu para parar com toda a medicaçao enquanto a de todas vcs aumentaram , hoje dia 23 continuo com o sangramento ainda e escuro e nao vem em grandes quantidades vem o dia todo mas bem pouco estou desesperada nao sei o que pensar alguem pode me aconselhar.......