domingo, 17 de janeiro de 2010

O 4º DENTINHO de SOPHIA

Esse TÓPICO é referente a mais uma POSTAGEM em ATRASO do MÊS de DEZEMBRO de 2009.

Nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro de 2009, notei (QUADRIpai), que, SOPHIA estava rasgando a sua gengivinha na parte superior da boquinha; afinal, estavam nascendo bem no meio de sua boca, mais 2 DENTINHOS superiores (tipo 2 DENTINHOS frontal de COELHO).

Ao contrário dos 2 PRIMEIROS DENTINHOS nascido nela (SOPHIA), que, não deram nada de FEBRE, desta vez foi diferente; ou seja, sábado, dia 12 de dezembro de 2009, às 8h30, a cabecinha de SOPHIA estava meio morninha, o que indicava FEBRE.

QUADRImamãe não querendo dar muito remédio, medicou SOPHIA só com 5 gotinhas de TYLENOL; e, nada de cortar a FEBRE.

É lógico que não iria cortar a FEBRE!...

Se SOPHIA estava pesando um pouco mais de 9 KG, e, se tratando do remédio TYLENOL, que, se deve dar 1 gota para cada KG de PESO, não surtiria efeito mesmo.

Um ERRO de QUADRImamãe, que, por não querer dar muitas gotas de uma só vez à SOPHIA, ou, o recomendado pela BULA do remédio, prescrito novamente pelo pediatra DRº JORGE HADDAD (pediatra do nosso QUARTETO), medicou com menos gotas do que o recomendado, dando na mesma; em nada.

Sendo assim, às 11h30 da manhã, a FEBRE dela (SOPHIA) persistia em 38,5 graus centígrados.

Como fazer então para baixar essa FEBRE da SOPHIA, visto que, nem o banho em água fresca baixava?...

Se a 1ª DOSE (5 gotas, dado de forma ERRADA por QUADRImamãe) de TYLENOL foi ministrado em SOPHIA às 8h30, e, às 11h30 a FEBRE da SOPHIA persistia, então, SOPHIA não poderia ser medicada novamente com uma 2ª DOSE (9 gotas de TYLENOL; que, seria o correto pelo peso da SOPHIA ser um pouco mais de 9 KG)!...

Afinal, faziam apenas 3 HORAS que SOPHIA havia tomado a 1ª DOSE de TYLENOL, não podendo se repetir essa DOSE com menos de 5 (quando muito alta a FEBRE, insistindo a persistir) a 6 HORAS (para mais) da última DOSE ministrada (tomada).

Foi então, que, a minha esposa (Maria) disse-me (QUADRIpai), haver aprendido com uma cunhada nossa (Elisângela), a seguinte dica (coisa de QUADRImamãe atenciosa):

Um pediatra (renomado) aqui da nossa cidade Votuporanga/SP, havia dito para ela (nossa cunhada Elisângela), que, nesse caso, quando 1 remédio não corta a FEBRE, você pode repetir a DOSE com menos de 5 a 6 HORAS de um ANTI FEBRIL, desde que, não seja o mesmo que você usou antes (no caso da nossa SOPHIA, foi dado TYLENOL).

Sendo assim, QUADRImamãe medicou novamente SOPHIA com outro ANTI FEBRIL, por fazer só 3 HORAS que SOPHIA havia tomado o TYLENOL; desta vez, QUADRImamãe deu 8 gotas de DIPIRONA a SOPHIA, que, por ser um medicamento mais forte, diminui-se as gotas em relação ao peso do bebê, levando-a (SOPHIA) a um banho em água semi aquecida.

A FEBRE da SOPHIA, mesmo após o banho, persistiu em 38,1 graus centígrados, chegando às 19h39 a 38,2 graus centígrados, diminuindo na seqüência; o que muito nos tranqüilizou (QUADRImãe e QUADRIpai).

E a vida segue.

Abraços;

Luís Fernando, Maria e QUADRIturminha Abençoada.

Nenhum comentário: